domingo, 8 de junho de 2014

CARTÕES DE COMUNICAÇÃO


CARTÕES DE COMUNICAÇÃO UMA ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM TEA-TGD

 

                                           Rita de Cássia Domingos de Lima



Descrição da imagem: a imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais (visualiza-se o símbolo “tchau”), amarelo são os sujeitos (visualiza-se a palavra “mãe”), verde são os verbos (visualiza-se o símbolo “desenhar”), laranja são os substantivos (visualiza-se o símbolo “perna”), azul são os adjetivos (visualiza-se o símbolo “gostoso”) e brancos são símbolos diversos que não se enquadram nas categorias anteriores citadas (visualiza-se o símbolo “fora”).

 

Os cartões de comunicação são recursos de baixa tecnologia que servem para transmitir uma mensagem. Os cartões de comunicação são simples, pois mostram símbolos gráficos em um espaço compacto.

Geralmente são organizados em fichários, presos em argolas ou em porta-cartões de modo que o usuário possa folheá-los.

Estes cartões podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, que não possuem fala ou escrita funcional devido a várias disfunções como: autismo, paralisia cerebral, deficiência mental, AVC (acidente vascular cerebral), entre outros.

Também, utilizamos os cartões de comunicação com crianças que possuem baixa visão, onde existe a necessidade de ampliarmos muito os símbolos gráficos.

Estes cartões podem ser utilizados na sala de aula na construção da rotina com uma turma, em oficinas como tópicos de interesse dos alunos.

Uma atividade bastante interessante é fazer uma oficina de culinária onde o professor pode selecionar o vocabulário da receita e após, organizá-lo com a turma, ordenando os cartões para montar a receita.

Nessa atividade aproveita-se não só para explorar o léxico, como também a organização sintática, envolvendo alunos falantes e não falantes.

O professor de AEE poderá com o uso dos cartões de comunicação iniciar o uso de simbologia gráfica para CAA, e que posteriormente irá evoluir para o uso de pranchas maiores. O uso dos cartões de comunicação estimula o aluno a fazer associações entre a atividade e o símbolo, levando assim a comunicação e a compreensão.

 

Referências:

SCHIRMER, C. R. et al. Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA In: AEE e Deficiência Física. São Paulo: MEC/SEESP, 2007. P.57-64.

 

 

 

Um comentário:


  1. Maria Conceição da Silva
    Olá Rita!
    Excelente recurso para as pessoas que não são oralizadas ou que perderam esse privilégio como as pessoas que sofreram AVC. Melhor ainda, é saber que este recurso está sendo divulgado no seu blog onde muitas pessoas terão acesso e poderão adotar este recurso para ajudar alguém com dificuldade a se comunicar. Além do mais, as intervenções sugeridas são ótimas opções para o professor desenvolver outras atividades, e é um recurso que pode ser confeccionado e adaptado de acordo com a necessidade do sujeito que dele faça uso. Ótima escolha.

    ResponderExcluir