CARTÕES
DE COMUNICAÇÃO UMA ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM TEA-TGD
Rita
de Cássia Domingos de Lima
Descrição da imagem: a
imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos
representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de
símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura
diferente: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais
(visualiza-se o símbolo “tchau”), amarelo são os sujeitos (visualiza-se a
palavra “mãe”), verde são os verbos (visualiza-se o símbolo “desenhar”),
laranja são os substantivos (visualiza-se o símbolo “perna”), azul são os
adjetivos (visualiza-se o símbolo “gostoso”) e brancos são símbolos diversos
que não se enquadram nas categorias anteriores citadas (visualiza-se o símbolo “fora”).
Os cartões
de comunicação são recursos de baixa tecnologia que servem para transmitir uma
mensagem. Os cartões de comunicação são simples, pois mostram símbolos gráficos
em um espaço compacto.
Geralmente
são organizados em fichários, presos em argolas ou em porta-cartões de modo que
o usuário possa folheá-los.
Estes
cartões podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, que não possuem
fala ou escrita funcional devido a várias disfunções como: autismo, paralisia
cerebral, deficiência mental, AVC (acidente vascular cerebral), entre outros.
Também,
utilizamos os cartões de comunicação com crianças que possuem baixa visão, onde
existe a necessidade de ampliarmos muito os símbolos gráficos.
Estes
cartões podem ser utilizados na sala de aula na construção da rotina com uma
turma, em oficinas como tópicos de interesse dos alunos.
Uma
atividade bastante interessante é fazer uma oficina de culinária onde o
professor pode selecionar o vocabulário da receita e após, organizá-lo com a turma,
ordenando os cartões para montar a receita.
Nessa
atividade aproveita-se não só para explorar o léxico, como também a organização
sintática, envolvendo alunos falantes e não falantes.
O
professor de AEE poderá com o uso dos cartões de comunicação iniciar o uso de
simbologia gráfica para CAA, e que posteriormente irá evoluir para o uso de
pranchas maiores. O uso dos cartões de comunicação estimula o aluno a fazer
associações entre a atividade e o símbolo, levando assim a comunicação e a
compreensão.
Referências:
SCHIRMER, C. R. et al. Comunicação
Aumentativa e Alternativa – CAA In: AEE e Deficiência
Física. São Paulo: MEC/SEESP, 2007. P.57-64.
Maria Conceição da Silva
Olá Rita!
Excelente recurso para as pessoas que não são oralizadas ou que perderam esse privilégio como as pessoas que sofreram AVC. Melhor ainda, é saber que este recurso está sendo divulgado no seu blog onde muitas pessoas terão acesso e poderão adotar este recurso para ajudar alguém com dificuldade a se comunicar. Além do mais, as intervenções sugeridas são ótimas opções para o professor desenvolver outras atividades, e é um recurso que pode ser confeccionado e adaptado de acordo com a necessidade do sujeito que dele faça uso. Ótima escolha.