terça-feira, 4 de agosto de 2015

FUNCIONAMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL



FUNCIONAMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


Rita de Cássia D. de Lima

De acordo com as leituras realizadas nos textos sugeridos percebemos que as características do funcionamento cognitivo das pessoas que apresentam deficiência intelectual são semelhantes às pessoas ditas normais no aspecto estrutural. Já no aspecto funcional, difere bastante quando está relacionada à mobilização dos esquemas cognitivos em situações de resolução de problemas.
A autora cita INHELDER (1963) que observou oscilações anormais no desenvolvimento operatório de pessoas com deficiência intelectual.  As oscilações provam que fatores extras cognitivos podem influenciar os mecanismos operatórios, chegando até mesmo a interferir no pensamento. São três as oscilações: inquietude, sugestibilidade e hesitação. Estas em um contexto de troca social podem ter um efeito sobre a fragilidade do pensamento das pessoas com deficiência intelectual.
Para Zigler (1969), ao elaborar a teoria do desenvolvimento, afirma ” que os aspectos emocionais tem um papel importante no modo de resolução de problemas das crianças com deficiência intelectual.” O desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual é caracterizado por uma progressão mais lenta, porém idênticas as das crianças ditas normais.
A teoria de Piaget aplicada à deficiência intelectual aborda os processos cognitivos das pessoas com deficiência intelectual visando verificar se o desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência intelectual é comparável ao das crianças ditas normais. Vários estudos aplicados à teoria de Piaget relacionada à deficiência intelectual sugerem as seguintes conclusões: que a sequência do desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual e das crianças ditas normais é basicamente a mesma. Entretanto, o ritmo da passagem entre diversos estágios se caracteriza por importantes retardos.
Com relação aos aspectos cognitivos e socioemocionais que interferem na aprendizagem e no funcionamento desses alunos, é preciso considerar o papel que os aspectos emocionais têm com as crianças com deficiência intelectual resolvem os problemas, pois  eles afetam o desenvolvimento destas. Dentre estes fatores estão: [...] a qualidade das relações sociais, as interações sociais negativas, a expectativa de fracasso, a dependência dos outros e a baixa autoestima. (FIGUEIREDO E POULIN, 2008, p.4)
Diante do estudo realizado vale ressaltar que é de suma importância para o professor do AEE, a compreensão dos aspectos do funcionamento cognitivo do aluno que apresenta deficiência intelectual, pois irá contribuir para subsidiar o trabalho dele na sala de recursos multifuncionais. 

REFERÊNCIAS:
FIGUEIREDO, R. V.: J. Aspectos funcionais do desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiência mental e metodologia de pesquisa. In: Silvia Helena Vieira Cruz (Org.). A criança fala: a escrita, de crianças em pesquisa. 1ed. São Paulo: Cortez, 2008, v.1 p. 01-15.







Nenhum comentário:

Postar um comentário