quinta-feira, 23 de maio de 2013

EAD: Uma nova forma de aprender e ensinar



EAD: Uma nova forma de aprender e ensinar
Aluna: Rita de Cássia Domingos de Lima                             Natal-RN 26/04/2013                             
Com o avanço das tecnologias de comunicação e a velocidade de conexão pela internet o ensino a distância ocupará um lugar central na pedagogia nos próximos anos. O ensino a distância vem contribuindo para formação de milhares de profissionais em serviço.  Essa modalidade de ensino tem atraído profissionais de diversas áreas que trabalham o dia todo, pela flexibilidade e comodidade de tempo e lugar para acessar, existe a liberdade de organização e de acesso, de tirar dúvidas com o professor sem ter que ir pessoalmente a um lugar.
Para mim ser um aluno a distância tem sido motivo de satisfação e de conquista nos últimos dois anos. Conheci o ensino a distância em 2010, quando me inscrevi por acaso na plataforma Freire. Fui selecionada para dois cursos, mas optei fazer o de TA (Tecnologias Assistivas), foi um curso totalmente à distância, mas com um padrão de qualidade excelente! Foram seis meses de curso onde tive contato virtual com pessoas de vários estados do Brasil e a troca de conhecimento foi bastante produtiva. Esse curso é como cita o autor José Moran “Um bom curso é aquele que nos entristece quando está terminando” e que “guardamos no coração e na nossa memória como um tesouro precioso”.
No que diz respeito às dificuldades da educação à distância o autor cita o peso da sala de aula que passa a ser virtual diferente da tradicional em que todos estão juntos no mesmo espaço físico. Manter a motivação dos alunos é outra das dificuldades do ensino a distância, pois quando estamos juntos na sala de aula é mais fácil obter o feedback dos problemas que surgem e procura-se conversar ou  tentar novas estratégias de ensino. Já no ambiente virtual, o aluno está longe, esse contato se dá apenas por e-mail ou por um telefonema que é mais direto. Outra dificuldade percebida nos cursos on-line é organização pessoal, ou seja, os alunos tem que saber administrar o tempo. Devido à flexibilidade e comodidade já citadas, muitos alunos vão deixando acumular as atividades propostas e acabam sentindo dificuldades em acompanhar o ritmo do curso, ficam desmotivados e acabam desistindo do curso.
Para que o aluno a distância realize um bom curso é necessário é primeiro lugar saber administrar o tempo, ou seja, planejar nossa vida. Definir os objetivos, saber o que quer, ter sentido de direção, em fim ter autodisciplina e ser produtivo.
Referências:
MORAN, José Manuel.  O que é um bom curso a distância? Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm.acessado em24/04/2013
MORAN, José Manuel. Contribuições para uma Pedagogia da Educação on-line. Disponível emhttp://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm.acessadoem24/04/2013.


 

Um comentário:

  1. Rita o seu blog na verdade é uma fonte de informação.
    Concordo, com suas palavras, para realizar um bom curso a distância é preciso ser disciplinado, ter objetivos definidos e acompanhar o curso para não se sentir desestimulado e perder o rumo que traçou: Aprender e aprender, para fazer melhor.

    ResponderExcluir