Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS, CORDE/SEDH/PR, 2007,p. 3).
A Tecnologia Assistiva é composta por duas frentes: os serviços e os recursos.
- Serviços: Serviços que diretamente auxiliam pessoas com necessidades especiais a selecionar, obter/comprar ou usar recursos de Tecnologia Assistiva. Em geral, são serviços prestados por profissionais de diversas áreas, incluindo a fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, educação, dentre outros.
- Recursos: Todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema confeccionado ou disponível comercialmente utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.
Os alunos com deficiência física podem ter dificuldade de realizar tarefas rotineiras na escola como pintar, desenhar, escrever, cortar, colar, etc. Para isso podemos introduzir um recurso que favoreça o desempenho de atividades pretendidas.
A Aranha Mola ou facilitador para a escrita, é um receptor de lápis, pincel e caneta. Com a finalidade de auxiliar o usuário nas tarefas mais simples como escrever e pintar também tem como objetivo reeducar, estabilizar e auxiliar no movimento. Sua principal função é manter atividade controlada da pinça com realinhamento articular.